Shakespeer y Shakespeare.


Shakespeer
acontece en un cruce improbable de dos sentidos.

El primero, en la unión de dos palabras: shake [-up] (sacudir, agitar, remover bruscamente; debilitar, desalentar... pero también zafarse, liberarse). Y peer que, en una de sus acepciones señala a quienes son pares en un grupo (por edad, posición social y/o habilidades) y en laotra acepción describe la posesión de título nobiliario en el Reino Unido (esto incluye a quienes alcanzan honor de
Lord y por eso su lugar en la Cámara).

El segundo sentido es más intuitivo: la similitud fonética con el apellido del genial William, quien conocía varios (más) de los vericuetos del corazón humano.


En ese cruce breve, en ese chispazo más que improbable, en ese enlace natural, se despliega este blog.


20/02/2011

Confeito para Você: Quem foi Maimônides?




Treze Princípios
e uma Guia para Perplexos
é  legado bom demais. 
É muito posível que você conheca uma idéia dele: Dá um peixe a um homem e dás-lhe comida para um dia, ensina um homem a pescar e dás-lhe comida para toda a vida... (acho que devem ser mais duma dozena os que tem se sido sindicados como os inventores dessa frase, mas foi o Maimónides o criador dessa idéia, mesmo). O importante é saber que Moses foi um nédico judeu, nascido na Córdova muçulmana em 1135, influenciado por farabi, destacou-se como filósofo, um dos mais importantes difusores das teses de Aristóteles. Depois de ser expulso da península natal pelos almoádas, vai para Fez, onde se converte ao islamismo, e, depois, para a Palestina e para o Egipto, onde se estabelece, primeiro, como comerciante de pedras preciosas e depois como clínico chegando a exercer a profissão junto do vizir Al-Fadir. Seu trabalho, que deu na grande popularidade que teve (e ainda tem) rendeu-lhe a frase que qualifica sua esência: De Moshê (o Legislador) até Moshê (ben Maimon) não há outro como Moshê (o nome completo de Maimônides era Moshe Ben Maimon, dai a referência).

Este Moshê fez os Treze Princípios do Judaísmo que sumáriam as crenças judaicas em face do Cristianismo e o Islã. Eles são:

  1. Creio que Deus é o Criador e guia de todo ser: Ele fez, faz e fará tudo.
  2. Creio que o Criador é um e único, e que somente Ele é nosso Deus, foi e será.
  3. Creio que o Criador está isento de qualquer propriedade antropomórfica.
  4. Creio que o Criador foi o primeiro (=nada existiu antes d'Ele) e será o último (=nada existirá depois).
  5. Creio que o Criador é o único a quem é apropriado rezar, e é proibida dirigir preces a qualquer outra entidade.
  6. Creio que toda palavra dos profetas é verdadeira.
  7. Creio que a profecia de Moshe Rabeinu (=Moisés) é verídica: ele foi o pai dos profetas (tanto dos que o precederam como os que o sucederam).
  8. Creio que toda a Torá foi dada pelo Criador a Moshe Rabeinu (=Moisés).
  9. Creio que a Torá não será modificada e nem haverá outra outorgada pelo Criador.
  10. Creio que o Criador conhece todos os atos e pensamentos humanos. Eis escrito: "Ele forma os corações de todos e percebe todas as suas ações" (Tehilim 33:15).
  11. Creio que o Criador recompensa aqueles que cumprem os Seus Mandamentos, e pune os que transgridem Suas leis.
  12. Creio na vinda do Mashiach (=Messias).
  13. Creio na ressurreição dos mortos quando for a vontade do Criador.


Acho que o mais importante para lembrar é o fato de que no 1190 escreve sua 'Guia dos Perplexos', a obra de filosofia aristotélica fundada na Torá. Esta obra é tao importante porque simplesmente concilia o Judaísmo com o uso da razão. Ele achava que muitos judeus eram apaixonados com a filosofia árabe-aristotélica mas desprezavam os conhecimentos bíblicos, portanto criou a guia para que fosse nem só um princípio teológico, mas também uma fonte metafísica e moral.

Morreu em 1204... mas isso não é importante em absoluto.